terça-feira, 14 de março de 2017

Análise do sangue - Centrifugação

Você sabe o que acontece com o seu sangue após a coleta para análise? O ponto de partida é a centrífuga!

      Após a coleta do sangue que deverá seguir para o laboratório, antes de mais nada, é necessário separar suas partes. 
    O sangue é depositado em tubos de ensaio e colocado em uma centrífuga para girar em uma velocidade acima de 100km/h.
    Nesse fracionamento do sangue pela centrifugação são obtidos os seus principais componentes, que são: concentrado de hemácias (parte do sangue que contém os glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas (parte sólida do sangue) e plasma (parte líquida do sangue).
    Essa técnica facilita o estudo detalhado e separado de cada componente do sangue, bem como a contagem de suas plaquetas. 
    Para facilitar o entendimento, veja um vídeo bem resumido de como é feito esse processo na prática:



Alguns dados que podem ser coletados após a análise do sangue, em um hemograma, por exemplo:

1. Eritrócitos
Também conhecidos como hemácias ou glóbulos vermelhos, carregam oxigênio para todo o corpo. Valores muito baixos indicam anemia.

2. Plaquetas
Essas células têm a responsabilidade de estancar sangramentos, coagulando o sangue e formando trombos que fecham o ferimento.

3. Linfócitos
São a linha de ataque contra micróbios e tumores, produzindo os anticorpos. Níveis altos sinalizam infecção viral; baixos, imunidade vulnerável.

4. Neutrófilos
Especialistas na guerra contra as bactérias, costumam estar aumentados quando algum invasor resolve passear pelo organismo.

5. Eosinófilos
Esses soldados são recrutados em casos de parasitas e vermes que se alojam no intestino. Também dão as caras nas reações alérgicas.

6. Basófilos
Mais raros, só são notados quando acontece um processo alérgico ou uma inflamação crônica. Não se sabe muito sobre suas funções.

7. Monócitos
Limpam o sangue de bactérias mortas e vírus derrotados. Fora dos vasos, viram macrófagos, que seguram a barra dos primeiros avanços inimigos.

8. Colesterol
Avalia o risco de problemas cardiovasculares por meio de suas frações: HDL, LDL e VLDL. Outros números checados são o colesterol total e os triglicérides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário