segunda-feira, 27 de maio de 2019

NÃO SE COMOVA COM O CHORO DELE(A), POIS SÃO LÁGRIMAS DE CROCODILO!!!!


Com certeza já ouvimos falar disso quando alguém não tem emoções verdadeiras ou parece ter emoções falsas e o comparamos com o crocodilo, pois segundo os ditos populares, ele “chora” enquanto devora a sua vítima violentamente.


Mas é isso é #fato ou é mais um #boato? Na matéria de hoje você vai saber tudinho...




Diz-se que uma pessoa tem “lágrimas de crocodilo” quando esta é fingida ou tem um choro falso. Contudo, isso tem um pouco de verdade, mas não é bem o que parece. Reza a lenda que antigamente, às margens do rio Nilo, os crocodilos choravam e emitiam ruídos para despertar a piedade das pessoas (tipo cachorrinho chorando mesmo), então quando os curiosos se aproximavam eram devorados violentamente. Mas essa lenda é bem cara de mito da idade média mesmo, a mais parecida com a realidade é outra lenda medieval na qual diz que os crocodilos choravam após devorar sua presa.



Resultado de imagem para lágrimas de crocodilo



Bom, mas é hora de desmistificar as lendas. Os crocodilos não choram ao devorar sua presa para demonstrar uma emoção falsa, na verdade eles tem tem o cérebro tão complexo assim a ponto de demonstrar emoções que não sejam as de reflexo de luta e fuga para caçar, mas,  existe sim a liberação de fluídos lacrimais dos olhos dos crocodilos, pois os olhos deles, assim como os nossos, precisam de hidratação e possuem glândulas lacrimais para esse fim. Segundo o biólogo Flávio de Barros Molina, chefe do Setor de Répteis da Fundação Parque Zoológico, em São Paulo, “os crocodilos não choram, mas, como têm os olhos sempre bem lubrificados, podem dar a impressão de lacrimejar”, afirma.


Mas seria falsa a impressão de que o crocodilo realmente chora ao devorar uma presa?

                               😒🔍📖


Talvez não! O que acontece é que ao devorar uma presa maior, o crocodilo precisa abrir demais suas mandíbulas e ao tentar quebrar essa presa em pedaços menores para que seja digerida, ele acaba pressionando a glândula lacrimal que fica bem próxima ao palato  e este é um tanto maleável e algumas presas serem bem grandes ou mesmo ter partes muito rígidas, como o casco de uma tartaruga, por exemplo, acaba por fazer o crocodilo chorar sem querer. Mas agora sabemos que não é um choro emocional e sim involuntário, ativado pela pressão exercida em uma glândula anatomicamente vizinha da sua enorme e temida boca.


Resultado de imagem para CROCODILO DEVORANDO TARTARUGA




Para fazermos uma comparação com as lágrimas dos crocodilos, vamos prestar atenção da próxima vez que bocejarmos. Repare que seus olhos lacrimejam mesmo que você não esteja triste, ou seja, você também chora sem estar emocionado de verdade. Isso acontece também pelo movimento facial que é feito quando bocejamos, pois neste momento a gente abre bem mais a boca do que de costume e isso acaba por fazer uma leve pressão sobre as glândulas lacrimais, e se você reparar ainda melhor vai ver que até as glândulas salivares são afetadas e por um momento você vai ter uma maior produção de saliva.


Que feio, além de chorar de mentirinha ainda fica com a boca cheia d’água sem sentir o cheiro de comida? No quesito falsidade você vence o crocodilo, hein?



Tired Yawn GIF - Tired Yawn Boring GIFs


Então, esqueça as emoções envolvidas no “choro” do crocodilo, pois agora você sabe que tudo isso não passa do resultado de certos movimentos combinados com a nossa própria anatomia e fisiologia.


Até a próxima matéria!!


sexta-feira, 10 de maio de 2019

Meu sentimento no estágio - Professor de Primeira Viagem


Todo “professor de primeira viagem” sonha em entrar na sala de aula, conhecer seus alunos, planejar e  ministrar suas aulas. Bem, essa é a parte mais fácil, mas nosso sentimento em relação a isso fica à flor da pele quando estamos no Estágio Supervisionado.  Nessa fase, nós podemos ser professores e fazer tudo aquilo que nos preparamos para tal. Pensando em dividir essa experiência, registrei alguns desses momentos enquanto estive na escola:


1. Antes de ser qualquer coisa, o estágio é AMIZADE! 💕 💞


Sim, durante o período que você passa na escola você conhece muita gente e muita gente conhece você, e o melhor: Tem gente de várias áreas diferentes pra dividir um bom café da tarde e as melhores histórias de professor (e não de pescador, né 😁).  Nos dias de planejamento, geralmente todo mundo se juntava pra trocar ideias. Um verdadeiro Crossing over  entre os estagiários da Biologia e da Química. E isso não é tudo, a gente vira amigo do porteiro, da merendeira, da secretária, da coordenadora, a gente acampa no laboratório de informática e acaba conhecendo a moça de lá também. Os alunos também viram nossos amigos, nos chamam pelo nome (às vezes vem acompanhado de “tia” antes dele 😍) e aí nos damos conta que é muito importante para nós enquanto professores estabelecer laços de amizade nas escolas que lecionamos. É claro que quando a gente vai embora nosso orientador que nos recebeu e nos acompanhou na escola chora horrores, mas já tem um grupão no Whatsapp com todo  mundo junto e misturado ainda dividindo as histórias de pescador, quis dizer, professor. 

#amizade #unidospeloensinar 
👏


2.  Você se IMPRESSIONA com os alunos a cada aula! 😲😮



Bem, nem tudo são flores quando se trata de uma turma de adolescentes com os hormônios fervendo, mas a verdade é que eles sempre têm algo a te surpreender na aula. Nessa foto eu estava lecionando no que chamam de “pior turma da escola”: O conhecido 7º ano da tarde. Já entrei naquela tremida leve, achando eu não ia conseguir (era uma das primeiras vezes que entrei em sala), mas aí eu consegui ... E tem mais: Eu não só consegui dar minha aula exatamente como havia planejado como também consegui que eles (todos eles) se apresentassem em equipes na frente da sala. O que eu senti? O que todo bom professor sentiria no meu lugar: Orgulho de seus alunos. Ensinar é maravilhoso, olhinhos curiosos te seguindo na sala e braços levantados pra perguntar é empolgante, mas ver seus alunos na frente da sala, contando para todos o que acabou de aprender e fantástico e gratificante. No estágio temos dessas sensações também, assim como temos situações diferentes e é assim que aprendemos a lidar com nossa profissão: Exercendo-a!

#aprendertambéméensinar #alunostambémensinam

3.  Você nunca vai se sentir tão professor quanto se sente agora! 📖👓😊



É fato que o estágio tá aí é pra isso mesmo, pra te fazer professor, ou ao menos te dar uma palinha do que é ser um. Então, nesse momento um turbilhão de sentimentos toma conta de você: Medo, ansiedade, nervosismo, dúvida, mas também você vai se achar como nunca se achou na vida, e sim, estou falando de orgulho, de se gabar mesmo. Parece até que uma luz no fim do túnel aparece e você só pensa em ser professor agora. Você nunca mais vai deixar de procurar vídeos no youtube sobre experimentos para serem feitos em sala, animações relacionadas ao conteúdo e nunca mais vai ter um pendrive só com as suas coisas nele, sempre vai ter aquela pastinha secreta que guarda conteúdos didáticos para suas aulas. No estágio, o contato com os outros professores da escola, as regras, o cronograma, o diário, as notas e também as provas me fizeram “reconhecer terreno” e entender um pouco mais de como é a vida na escola de verdade e tudo isso trouxe algo muito importante pra minha carreira: PROFISSIONALISMO.
#professoraporamor #professorando


4.    Você vai ter sede por coisas novas na sua aula! 🔎🔬💡






Depois que um estagiário passa pelo estágio e o estágio passa pelo estagiário não tem outra saída: Coisas novas são parte de você agora, acostume-se.
Durante as aulas que você ministra, todo mundo te enxerga com alguém totalmente novo e isso inclui você parecer uma caixinha de inovações ambulante. Os gestores esperam algo novo, o professor espera algo novo, mas o mais importante nessa história é que os alunos querem algo novo, você traz expectativas e você tem que superá-las.
Então você não dorme, não come e não faz nada até encontrar um jeito perfeito de dar aquela aula, e quando você chega, explica o que é e os alunos começam a gritar de empolgados, então seu dia de estágio está mais que ganho. Nesse momento você percebe que conseguiu ser professor, fez o que devia fazer e mudou de alguma forma o dia daqueles alunos através de um jogo, um vídeo, ou mesmo uma dança igual essa que eu fiz em uma turma. Os alunos aprenderam sobre sistema respiratório e cardiovascular dançando! Eles se divertiram, nem perceberam que aprenderam e eu adorei!
#issonãoéaulaéumshow #aprenderdançando
👍😝


💥 No estágio você percebe que muitos desafios existirão, mas nenhum deles supera o seu preparo para isso e tão pouco a sua vontade de ser o professor que você gostaria de ser.