sexta-feira, 10 de maio de 2019

Meu sentimento no estágio - Professor de Primeira Viagem


Todo “professor de primeira viagem” sonha em entrar na sala de aula, conhecer seus alunos, planejar e  ministrar suas aulas. Bem, essa é a parte mais fácil, mas nosso sentimento em relação a isso fica à flor da pele quando estamos no Estágio Supervisionado.  Nessa fase, nós podemos ser professores e fazer tudo aquilo que nos preparamos para tal. Pensando em dividir essa experiência, registrei alguns desses momentos enquanto estive na escola:


1. Antes de ser qualquer coisa, o estágio é AMIZADE! 💕 💞


Sim, durante o período que você passa na escola você conhece muita gente e muita gente conhece você, e o melhor: Tem gente de várias áreas diferentes pra dividir um bom café da tarde e as melhores histórias de professor (e não de pescador, né 😁).  Nos dias de planejamento, geralmente todo mundo se juntava pra trocar ideias. Um verdadeiro Crossing over  entre os estagiários da Biologia e da Química. E isso não é tudo, a gente vira amigo do porteiro, da merendeira, da secretária, da coordenadora, a gente acampa no laboratório de informática e acaba conhecendo a moça de lá também. Os alunos também viram nossos amigos, nos chamam pelo nome (às vezes vem acompanhado de “tia” antes dele 😍) e aí nos damos conta que é muito importante para nós enquanto professores estabelecer laços de amizade nas escolas que lecionamos. É claro que quando a gente vai embora nosso orientador que nos recebeu e nos acompanhou na escola chora horrores, mas já tem um grupão no Whatsapp com todo  mundo junto e misturado ainda dividindo as histórias de pescador, quis dizer, professor. 

#amizade #unidospeloensinar 
👏


2.  Você se IMPRESSIONA com os alunos a cada aula! 😲😮



Bem, nem tudo são flores quando se trata de uma turma de adolescentes com os hormônios fervendo, mas a verdade é que eles sempre têm algo a te surpreender na aula. Nessa foto eu estava lecionando no que chamam de “pior turma da escola”: O conhecido 7º ano da tarde. Já entrei naquela tremida leve, achando eu não ia conseguir (era uma das primeiras vezes que entrei em sala), mas aí eu consegui ... E tem mais: Eu não só consegui dar minha aula exatamente como havia planejado como também consegui que eles (todos eles) se apresentassem em equipes na frente da sala. O que eu senti? O que todo bom professor sentiria no meu lugar: Orgulho de seus alunos. Ensinar é maravilhoso, olhinhos curiosos te seguindo na sala e braços levantados pra perguntar é empolgante, mas ver seus alunos na frente da sala, contando para todos o que acabou de aprender e fantástico e gratificante. No estágio temos dessas sensações também, assim como temos situações diferentes e é assim que aprendemos a lidar com nossa profissão: Exercendo-a!

#aprendertambéméensinar #alunostambémensinam

3.  Você nunca vai se sentir tão professor quanto se sente agora! 📖👓😊



É fato que o estágio tá aí é pra isso mesmo, pra te fazer professor, ou ao menos te dar uma palinha do que é ser um. Então, nesse momento um turbilhão de sentimentos toma conta de você: Medo, ansiedade, nervosismo, dúvida, mas também você vai se achar como nunca se achou na vida, e sim, estou falando de orgulho, de se gabar mesmo. Parece até que uma luz no fim do túnel aparece e você só pensa em ser professor agora. Você nunca mais vai deixar de procurar vídeos no youtube sobre experimentos para serem feitos em sala, animações relacionadas ao conteúdo e nunca mais vai ter um pendrive só com as suas coisas nele, sempre vai ter aquela pastinha secreta que guarda conteúdos didáticos para suas aulas. No estágio, o contato com os outros professores da escola, as regras, o cronograma, o diário, as notas e também as provas me fizeram “reconhecer terreno” e entender um pouco mais de como é a vida na escola de verdade e tudo isso trouxe algo muito importante pra minha carreira: PROFISSIONALISMO.
#professoraporamor #professorando


4.    Você vai ter sede por coisas novas na sua aula! 🔎🔬💡






Depois que um estagiário passa pelo estágio e o estágio passa pelo estagiário não tem outra saída: Coisas novas são parte de você agora, acostume-se.
Durante as aulas que você ministra, todo mundo te enxerga com alguém totalmente novo e isso inclui você parecer uma caixinha de inovações ambulante. Os gestores esperam algo novo, o professor espera algo novo, mas o mais importante nessa história é que os alunos querem algo novo, você traz expectativas e você tem que superá-las.
Então você não dorme, não come e não faz nada até encontrar um jeito perfeito de dar aquela aula, e quando você chega, explica o que é e os alunos começam a gritar de empolgados, então seu dia de estágio está mais que ganho. Nesse momento você percebe que conseguiu ser professor, fez o que devia fazer e mudou de alguma forma o dia daqueles alunos através de um jogo, um vídeo, ou mesmo uma dança igual essa que eu fiz em uma turma. Os alunos aprenderam sobre sistema respiratório e cardiovascular dançando! Eles se divertiram, nem perceberam que aprenderam e eu adorei!
#issonãoéaulaéumshow #aprenderdançando
👍😝


💥 No estágio você percebe que muitos desafios existirão, mas nenhum deles supera o seu preparo para isso e tão pouco a sua vontade de ser o professor que você gostaria de ser. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário